domingo, 31 de outubro de 2010

Jardim de Infância


Horta Pedagógica

No passado dia 21 de Outubro, os alunos do ensino Pré- Escolar deram início aos trabalhos na Horta Pedagógica, situada no piso 1 da nossa escola.

Com a ajuda das suas Educadoras, Assistentes Operacionais e Estagiárias, prepararam a terra e plantaram couve galega, alho francês e morangueiros.

Esta actividade desenvolveu-se no âmbito do Projeto- A alimentação e esteve ainda integrado no programa Eco-Escolas.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

José Relvas





Biografia de José Relvas



José de Mascarenhas Relvas nasceu na Golegã a 5 de Março de 1858, era filho de Carlos Relvas, abastado lavrador e proprietário, e de sua mulher, D. Margarida Amália de Azevedo Relvas.



Matriculou-se na Universidade de Coimbra na faculdade de Direito, que só frequentou até ao segundo ano, abandonando-o então para seguir o Curso Superior de Letras, o qual concluiu em 1880.



José Relvas aderiu ao Partido Republicano já numa fase avançada da vida (perto dos 50 anos), no contexto da crise política provocada pela chamada ao poder, por parte do rei D. Carlos, do ministro João Franco.



Foi o "escolhido" para proclamar a República, a 5 de Outubro de 1910, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa porque era um dos dirigentes "mais antigos" do directório do Partido Republicano, lavrador abastado que granjeou prestígio nacional, sobretudo enquanto líder associativo dos agricultores ribatejanos.



Foi ministro das finanças do respectivo Governo Provisório de 12 de Outubro de 1910 até à auto-dissolução deste, a 4 de Setembro de 1911 sendo ele o responsável, nomeadamente, pela introdução da reforma monetária que criou o escudo.



Depois exerceu o cargo de embaixador de Portugal em Espanha até finais de 1913 quando regressou a Portugal para assumir o seu lugar no Senado, por entender que a sua legitimidade vinha do cargo para o qual havia sido eleito. Acabou por resignar em 1915.



Esteve em seguida bastantes anos afastado da actividade política dedicando-se aos seus negócios, até ser nomeado primeiro ministro, a 27 de Janeiro de 1919, tendo exercido aquele cargo até 30 de Março do mesmo ano.



Morreu a 31 de Outubro de 1929, na Casa dos Patudos, em Alpiarça. A Assembleia da República prestou-lhe homenagem em 2008 com a exposição José Relvas, o conspirador contemplativo, que ilustrou as diferentes facetas de José Relvas e do seu percurso político até 1914.



Fonte: Wikipédia

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Trabalho 3º ano, sala 8. Visita de Estudo.

Este trabalho foi realizado pela aluna Telma, do 3º ano sala8, sobre a visita de estudo efectuada à Casa dos Patudos em Alpiarça. Posted by Picasa

Trabalho do 4º ano, sala6











VISITA DE ESTUDO À CASA DOS PATUDOS





No dia 19 de Outubro de 2010 e no âmbito do Projecto da nossa escola " Comemorações do Centenário da República" , a turma do 4º ano Sala 6 fez uma visita à casa onde residiu José Relvas em Alpiarça.

Nesta bonita casa ficámos a conhecer mais sobre a vida deste homem, grande defensor do Partido Republicano Português. Para a maioria dos meninos da nossa turma foi a primeira vez que visitaram um museu. Para quem nunca o visitou não sabe o quanto é bonito. A nossa turma adorou esta oportunidade.





Antes de voltarmos para a nossa escola ainda e em Alpiarça fomos à Reserva Natural da Sorraia onde pudemos fazer festas aos cavalos e ver alguns animais.
Voltámos para a escola muito contentes com este dia.
Alunos do 4º ano sala 6

Visita de Estudo à Casa Dos Patudos Slideshow & Video


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Actividades sobre a obra de Luísa Ducla Soares

As actividades que estão a decorrer durante o presente mês de Outubro, são relativas à obra literária da Autora do Mês, das quais têm resultado alguns trabalhos que a seguir apresentamos:


Painel relativo ao nome eleito pelos alunos, dado à biblioteca da nossa escola.







Este trabalho foi realizado pela aluna Inês lopes Mendes, do 2º ano, sala2, tendo por base o poema de Luísa Ducla Soares - " Poemas da Mentira e da Verdade".



Este painel contém vários trabalhos, realizados na Biblioteca, referentes à Autora do Mês.

Autora do Mês







Luísa Ducla Soares





Biografia

Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939, onde se licenciou em filologia Germânica.
O seu primeiro livro de poesia data de 1970 e intitula-se Contrato.
Tem-se dedicado como estudiosa e autora à literatura infanto-juvenil.
Publicou 45 obras infanto- juvenis.
Recebeu o " Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro de literatura infantil no biénio 1984-1985" e o "grande Prémio Calouste Gulbenkian" pelo conjunto da sua obra em 1996.
Colaborou na página infantil do Diário Popular e na revista rua Sésamo.
As suas obras encontram-se traduzidas em diversas línguas, nomeadamente francês,catalão,basco e galego.

Algumas obras da autora:

  • Histórias de bichos.
  • Poemas da mentira e da verdade.
  • Diário de Sofia & Cª.
  • O rapaz e o robô.
  • Crime no expresso do tempo.
  • Arca de Noé.
  • a História da Papoila
  • Maria Papoila
  • Contrato
  • AEIOU, Histórias das Cinco Vogais.
  • O Dragão.
  • O Rapaz do Nariz Comprido.
  • De Que São feitos os sonhos. A Antologia Diferente.

Sitios Web sobre a autora

http://www.app.pt/nte/luisads/

http://www.nonio.uminho.pt/Netescrit@3/

http://www.boasleituras.com/

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Actividades do Dia Mundial da Alimentação

Dramatização da " História da Sopa da Pedra".

Almoço convívio


Confecção da salada de frutas
















As actividades relacionadas com o Dia Mundial da Alimentação decorreram no passado dia 15 de Outubro.
Fez-se a dramatização da " História da Sopa da Pedra" apresentada pelos alunos da Educação Pré -Escolar, com a participação da assistente operacional Tânia Martins.
Em seguida todos os alunos da escola colaboraram na confecção da salada de frutas, tendo sido a sobremesa do almoçao convivio que se realizou nesse mesmo dia.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação



Estão a decorrer, durante esta semana, as comerações relativas ao Dia Mundial da Alimentação ( 16 de Outubro).


Foi, neste âmbito, que os alunos da Educação Pré- escolar e do 1º ano de escolaridade, ouviram, na Biblioteca, a história " A Sanduíche da Maricota". Após a audição da história, os alunos confeccionaram uma sanduíche para todos os elementos da escola, a qual estava deliciosa.


Hoje, 15 de Outubro, os alunos do 1º ciclo irão confeccionar uma salada de frutas a qual constará da ementa do Almoço - Convívio que iremos realizar.

Entre outras actividades, os alunos também irão assistir à dramatização da história " A Sopa de Pedra".
Texto e foto de Cláudia Correia

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dia 10:10:10


Escola Florida

No passado dia 11 de Outubro, concretizámos na nossa escola a iniciativa que nos tínhamos proposto para participação no cncurso do Dia 10:10:10.
Foi assim que os nossos 174 alunos semearam os narcisos amarelos com o objectivo de embelezar os espaços exteriores da nossa escola.
Os alunos participaram na actividade com muito agrado e interesse, tendo sido um momento muito agradável.
Só nos resta esperar pelos resultados...

Texto e foto de profª Cláudia Correia

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia Mundial da Música

Estes trabalhos foram realizados pelos alunos Rúben Santos e Lara Alves do 2º ano de escolaridade, da sala 1, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música.


sábado, 9 de outubro de 2010

Actividade da Biblioteca

Este trabalho resultou da audição da história, " No Reino da Bicharada" de Luísa Ducla Soares, que decorreu na Biblioteca da nossa escola.
A autora deste trabalho é a aluna Daniela Vitorino dos Santos do 3º ano , sala 7.
Posted by Picasa

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A República vem à Escola


No âmbito das comemorações do Centenário da República, foram realizadas sessões de leitura na Biblioteca da nossa escola.
Para os alunos do 4º ano foi seleccionada a História " A Minha Primeira República" de José jorge Letria, ao passo que, para os restantes alunos foi escolhida a História " No Reino da Bicharada" do Livro das Datas de Luísa Ducla Soares.
No dia 4 de Outubro, os professores recordaram os acontecimentos de há cem anos atrás através da apresentação de diversos recursos entre os quais PowerPint´s.
As celebrações desta data histórica culminaram, neste dia, com a entoação do Hino Nacional acompanhado pelo hastear da Bandeira Nacional.

Texto escrito por Cláudia Correia

sábado, 2 de outubro de 2010

Biblioteca Luísa Ducla Soares


Este ano, as Coordenadoras das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Sertã apresentaram a proposta de se atribuir o nome de um escritor português às Bibliotecas do Nosso Agrupamento, sugestão que recebemos com muito gosto.
Foi, nesse âmbito, que decorreu durante esta semana, a votação para se escolher o nome da Biblioteca da nossa Escola.
Tendo sido a mais votada pelos nossos alunos, Luísa Ducla Soares, a escritora dará o nome à nossa Biblioteca.
Assim, dedicaremos o mês de Outubro à escritora Luísa Ducla Soares.

Texto escrito por profª Cláudia Correia