segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Visita de Estudo ao Lagar - 1º ano sala 4




No dia 25 de Novembro, nós, os meninos do 1º ano, fomos visitar o lagar de Cernache do Bonjardim.
Fomos apé, acompanahdos pela nossa professora e pela D. fátima.
Pelo caminho apanhámos folhas de Outono e vimos um tractor carregado de azeitona que ia para o lagar.
No lagar vimos muitas máquinas eléctricas que servem para esmagar as azeitonas, separar o azeite do bagaçao e outra que coa o azeite para ficar limpinho.
Foi uma tarde muito boa e gostámos muito desta visita.

Alunos da turma do 1º ano

Semana da Reflorestação - 22 a 26 de Novembro



Biblioteca Luísa D. Soares



A Valéria era uma jovem menina muito preocupada com as questões ambientais: a poluição dos rios, do ar, do solo, os milhões de garrafas plásticas lançadas no Oceano Pacífico, a poluição, tanta poluição...


Por isso, resolveu cuidar melhor da Natureza, escrever cartas para os meninos do Brasil.


Estes, escreveriam para as crianças de Portugal, para que escrevessem para as de França e, assim, sucessivamente, para todas as crianças do Planeta Terra, pedindo para que todas protegessem a Natureza e cuidassem melhor do Meio Ambiente.


"...Isto aconteceu no ano de 1974. Ainda temos que esperar para que as crianças sejam adultas e cumpram a palavra que deram. Mas, podemos confiar na palavra dada, porque palavra de criança não está poluída"...


Trecho do livro "Valéria e a Vida" ,de Sidónio Muralha.


Seguem-se alguns trabalhos realizados a partir da leitura da História...




Cristina Uliana

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

1º Concurso " Maria Castanha"


No decorrer do concurso " Maria Castanha" têm surgido muitos trabalhos interessantes e cheios de criatividade, que a seguir apresentamos:
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEMANA DA REFLORESTAÇÃO


Estando a decorrer a semana da Reflorestação em todo o país, a nossa escola não podia ficar alheia a esta iniciativa, dada a importância que nela tem sido atribuída aos problemas ambientais.

Assim sendo, além das plantações realizadas na escola, pela autarquia local, estão a ser desenvolvidas outras actividades que vêm complementar a iniciativa "Plantar Portugal".


É, neste âmbito que estão a ser efectuadas sessões de leitura na nossa Biblioteca, aliando, deste modo, a literatura e o ambiente, num esforço de consciencializar os nossos alunos da importância da Floresta.
Estão também a ser realizadas experiências com o objectivo de proporcionar aos nossos alunos uma aprendizagem cimentada num conhecimento experimental e concreto, pois consideramos o Ensino Experimental da Ciências muito importante para o conhecimento do Meio.

Para finalizar, e ainda valorizando o nosso património natural, iremos fotografar as nossas árvores centenárias e organizar um painel com as mesmas e frases alusivas dos nossos alunos.

No dia 27 de Novembro, pelas 10 horas, a Câmara Municipal da Sertã irá concretizar a actividade "Plantar Portugal com a Família, na Sertã", para os alunos que tenham efectuado a sua inscrição.

Texto de Cláudia Correia

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

16 de Novembro - Dia da Tolerância

A Biblioteca Luísa Ducla Soares, assinalou o "Dia da Tolerância", promovendo diversas actividades ,no sentido de despertar a consciência das crianças para esta realidade humana e social.

Sessões de Histórias, debates reflexivos, construção de um mural com trabalhos plásticos, criação de cartões com mensagens alusivas construídas e distribuídas pelos alunos a toda a escola.

Todas estas actividades foram realizadas com o objectivo das crianças "acolherem" , aceitarem e integrarem a Diversidade, aplicando desta forma os valores da Compreensão, da Tolerância e Partilha, respeitando as particularidades de cada um.

Seguem-se alguns trabalhos...


Cristina Uliana

Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa