quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Carta ao Pai Natal 4º ano - sala 5.

Posted by Picasa

Actividades Jardim de Infância Turma A


Os alunos do Jardim de Infância da Turma A, abordaram e desenvolveram o tema da apanha da azeitona, que culminou com a visita de estudo ao lagar de Cernache do Bonjardim, tendo resultado um conjunto de trabalhos que a seguir apresentamos.
Posted by Picasa


Trabalho de: Beatriz - JI turma A
Posted by Picasa

Trabalho de: Matilde - JI turma - A
Posted by Picasa

Trabalho de : Afonso - JI turma A.
Posted by Picasa


Trabalho de: Carolina - JI Turma A
Posted by Picasa



Trabalho de: Afonso - JI turma A
Posted by Picasa
Trabalho realizado por Ana Luísa, do Jardim de Infância - Turma A
Posted by Picasa

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Actividade da Biblioteca


Está a decorrer na nossa biblioteca, no momento do empréstimo das turmas, uma sessão de história com o livro " Se eu fosse muito magrinho", do autor do mês de Dezembro, António Mota.


É uma obra que convida os leitores a entrar num mundo de fantasia, através de situações engraçadas apresentadas e que, acima de tudo, estimulam a imaginação.




Seguem-se alguns trabalhos:

Cristina UlianaPosted by Picasa






domingo, 5 de dezembro de 2010

Autor do Mês





António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957. Foi professor do Ensino Básico. Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979. Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas. Em 2003, a obra O Sonho de Mariana, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro".


Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra Se eu fosse muito Magrinho. com ilustrações de André Letria. Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas, em Portugal e outros países, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens. Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação. Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de quatro dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela célebre International Youth Library de Munique. Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.

Fonte: Wikipédia

Algumas obras do autor:



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Restauração da Independência



A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro.


Fonte: Wikipédia