segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Confecção de Queijo na Escola

Ao longo do mês de Janeiro e Fevereiro, a EB de S. Nuno de Santa Maria implementou o projecto " Confecção de Queijo na Escola", tendo para tal as professoras pedido a colaboração de mães e avós de alunos da nossa escola.

Pretendemos com esta actividade preservar as tradições locais e valorizar o saber das gerações mais antigas, as quais, não sendo detentoras de um saber experimental, possuem todo um saber empírico, que foi resultando da sua experiência do quotidiano e que se foi revelendo tão válido como o saber experimental.

Assim o demonstram a utilização do cardo para coalhar o leite, usado durante tantos anos, hoje em dia cada vez mais substituído pelo coagulante que se adquire no comécio local.

Através desta actividade, os nssos alunos observaram a confecção do queijo e puderam constatar a eficácia dos dois produtos utilizados para coalhar o leite e no final, como não podia deixar de ser, tiveram oportunidade de provar esta delícia!

A Coordenadora de Estabelecimento
Cláudia Correia







quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Leituras com Sabores

"Os prazeres da leitura são múltiplos. Lemos para saber, para compreender, para reflectir. Lemos também pela beleza da linguagem, para nossa emoção, para nossa perturbação. Lemos para compartilhar. Lemos para sonhar e para aprender a sonhar ( há várias maneiras de sonhar...). a melhor maneira de começar a sonhar é por meio dos livros..."

José Moraes - Escritor




Está a decorrer, na nossa biblioteca, uma deliciosa" Sessão de História com Chocolate".

Baseada nos contos do "Livro com Cheiro a Chocolate", de Alice Vieira, as turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo, têm escutado os quinze contos que fazem parte do agradável livro.

Comendo chocolates, cheirando o livro, as histórias são verdadeiramente deliciosas, quer pelo que contam, quer pelo irresistível aroma de chocolate que as perfumam.

A partir do mesmo, algumas actividades culinárias estão a ser realizadas, como por exemplo o gostoso salame de chocolate que a turma do JJ, da Educadora Dulce confeccinou.

Foi um momento agradável, onde as crianças confeccionaram a receita com entusiasmo e responsabilidade, e mais uma vez mostraram que o prazer pode e deve estar associado à aprendizagem e que a leitura inspiram-nos para as mais enriquecedoras e significativas actividades lúdicas e pedagágicas.



Cristina Uliana





terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Actividades 1º ano - Como se Faz o Queijo?


No dia 28 de Fevereiro à tarde, a mãe e a avó do Tomás do 1º ano vieram à nossa escola mostrar-nos como se faz queijo.

A dona Anabela e a dona Idalina usaram leite, cardo e coalho líquido e no fim provámos uma deliciosa fatia de queijo.

O nosso obrigado à mãe e à avó do Tomás. Gostámos muito desta experiência.














segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

À Descoberta do Meio Slideshow


À Descoberta do Meio Slideshow: Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 3º ano de Escolaridade, sob orientação das Docentes Maria José Gil , Conceição Santos e Cláudia Correia.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

À Descoberta do Meio Local


Integrado no tema de Estudo do Meio " O passado do Meio Local" e ainda no âmbito do projecto " Centenário da Républica", os alunos do 3º ano da EB S. Nuno de Santa Maria encontram-se a desenvolver o Projecto " À Descoberta do Meio Local".

Assim sendo, os alunos realizaram um trabalho de campo através do qual identificaram e observaram atentamente o seu património local, efectuaram registos e refletiram acerca do seu estado de conservação.


Em simultâneo, realizaram pesquisas em diferentes suportes informativos, onde não faltou o recurso à Internet. Nesta tarefa, muito nos ajudaram a D. Violante de Queirós e Melo, a D. Encarnação Maia e a D. Laura Bernardo que nos contemplaram com a sua sabedoria de há tantos anos.
Além dos monumentos e antigos solares, os alunos fizeram também o levantamento toponímico da vila. O nome das ruas têm as mais diversas origens, algumas delas até bastante remotas. Associadas a esses nomes estão muitas vezes, histórias que o povo conta, fatos reais da nossa história local e nacional;outras têm origem religiosa. Conhecer a sua origem é uma forma muito interessnate de dscobrirmos o Passado das nossa gentes, pois elas tornam imortais tudo o que o tempo leva...
Pretendemos com esta Viagem ao Passado, transmitir aos nossos alunos um conhecimento mais profundo da sua terra e da sua Historia, os locais por onde passam no seu dia-a-dia, mas que, muitas vezes não observam com "olhos de ver", locais esses onde tantas vezes brincam e se divertem sem se questionarem sobre a sua origem e a sua importância.
Temos como objectivo, consciencializar as nossas crianças sobre a importância da conservação do seu Património, como suporte de uma memória colectiva nacional.

Para concluir este projecto, os alunos irão realizar os seus próprios produtos de divulgação de informação acerca da sua terra.

Coordenadora de Estabelecimento

Cláudia Alves Correia


Casa da Poesia



"Olhares" sobre Cernache do Bonjardim