terça-feira, 22 de março de 2011

Maratona da Poesia

No dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, realizámos em Cernache do Bonjardim, a Maratona da Poesia.
Pretendemos com este projecto, principalmente:
 Desenvolver nos alunos capacidades de escrita mais concretamente ao nível do texto poético;

 Promover o gosto pela leitura e escrita de poesia;

 Levar todo este trabalho para além dos muros da escola contribuindo, deste modo, para a valorização das capacidades dos nossos alunos e promovendo, em simultâneo, momentos culturais ao nível da comunidade em geral.

Daí o intitularmos este projecto de Maratona da Poesia, na medida em que ele se realizou em vários espaços da localidade: Lar Casa da Poesia, Centro Beato Nuno e Junta de Freguesia, tendo como protagonistas alunos de todos os estabelecimentos de ensino da localidade, bem como os idosos do Lar e Centro de Dia.
A actividade foi muito enriquecedora tendo sido do agrado de todos os participantes.
A Coordenadora de Estabelecimento
Cláudia Correia
Centro Beato Nuno





Auditório da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim

Pequenos Cientistas - 3º ano - sala 8


PEQUENOS CIENTISTAS…
Os alunos da sala 8 têm vindo a realizar durante este mês um conjunto de experiências subordinadas aos temas “Animais e Plantas” e “Solos”.
Através da primeira experiência, pretendemos estudar o comportamento das sementes quando colocadas em água para, deste modo, os alunos poderem observar o início do processo de germinação das sementes. Seguidamente realizámos uma outra experiência (a decorrer neste momento), com o objectivo de testar a importância que o tipo de solo tem na germinação das plantas. É com ansiedade que os alunos diariamente observam as estacas de roseira por eles plantadas, (em solo argiloso, arenoso e misto), a fim de encontrarem alterações nas mesmas.
O Ensino Experimental das Ciências, recorrendo ao trabalho de grupo, é um meio excelente para desenvolver nos alunos atitudes sociais. Durante a actividade experimental, os alunos são “obrigados” a adoptar um vasto número de atitudes relacionais: têm que aprender a ouvir e a respeitar a opinião dos outros, mesmo quando não concordam com ela; têm que aprender a explicitar as suas ideias; têm que estabelecer regras de conduta no seio do grupo e respeitá-las; têm que saber partilhar e repartir tarefas e funções.
Os alunos manifestam um interesse muito grande por este tipo de trabalho, mantendo uma motivação permanente e constante. Pretendemos portanto continuar a realizar mais experiências relacionadas com outras temáticas, proporcionando aos alunos a compreensão dos fenómenos naturais, a descoberta e a construção do seu próprio conhecimento e duma maneira
geral, o desenvolvimento das suas capacidades: observação, reflexão, raciocínio, comunicação…
A professoar titular
Conceição Santos





2ª experiência



quarta-feira, 2 de março de 2011

Leituras Docinhas - 3º ano sala8.


No âmbito do PNL e tendo por base a obra de Alice Vieira " Livro com Cheiro a Chocolate" desenvolvemos na Biblioteca da Escola, em colaboração com a dinamizadora da mesma, uma actividade muito docinha.

Após audição da história e sua exploração, apurámos os nossos sentidos ( olfacto e paladar) para identificar o tão apreciado alimento: O chocolate.
De seguida, metemos as mãos na massa e fizemos uma deliciosa mousse de chocolate.
Os alunos participaram com entusiasmo e todos colaboraram, aguardando ansiosamente, ( bem se vê) pela hora do lanche.
Como foi divertido vê-los comer o delicioso manjar enquanto bocas e bochechas iam ficando da cor do chocolate!
Pretendemos com esta actividade não só homenagear Alice Vieira ( autora do Mês de Fevereiro da nossa Biblioteca), mas também aplicar os conhecimentos adquiridos na área de Estudo do Meio " Seres Vivos/ Planeta - Sua utilidade" e incentivar os alunos para a leitura duma forma lúdica.
Profª. Conceição Santos



Entrevista no lar "Casa da Poesia" 2ºano sala 1

Este trabalho faz parte de uma série de actividades realizadas na área de Estudo do Meio, no tema "A Profissões" e encontra-se em vias de concretização entre as duas instituições: Escola e Lar Casa da Poesia.
Elaboramos os guiões das entrevistas na sala de aula,depois fomos visitar os idosos ao lar " A Casa da Poesia", da nossa localidade, que nos falaram um pouco sobre as suas profissões noutros tempos.
Foi uma actividade muito interessante, aprendemos muitas coisas e percebemos que a vida antigamente era bem diferente daquela que temos hoje.
Os idosos possuem muita sabedoria acumulada na vivência diária, e nos ensinamentos que a vida lhes proporciona. aos que nos ajudaram o nosso Bem-haja.

2º ano - sala 1 Prof. Elsa Penedo








Trabalhos dos alunos sobre as entrevistas efectuadas no lar " A Casa da Poesia".