quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CONCURSO FLORESTA NA CIDADE

No passado dia 21 de dezembro, os alunos de duas turmas da Escola Básica S. Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim, deslocaram-se a Castelo Branco a fim de receberem o 2º Prémio, com o qual a Escola foi contemplada pela sua participação no concurso “Floresta na Cidade”, dinamizado pela Valnor.
A Escola participou com uma escultura totalmente construída com embalagens de leite escolar consumido pelos alunos e com outras embalagens tetra Pak, a qual foi acompanhada pela recolha de 51, 775 kg de embalagens.
Foi, neste âmbito, que os alunos da Escola estiveram presentes no Centro Comercial Alegro, em Castelo Branco, no qual participaram nas atividades promovidas pela Valnor e no ato entrega dos prémios.
Considerando que estas iniciativas se revestem de grande importância, mas só uma acção continuada poderá contribuir para uma verdadeira educação ambiental dos alunos, a Escola irá colaborar com a Valnor, ao longo do ano, procedendo à recolha seletiva de lixo o qual será recolhido, por esta empresa, semanalmente.
Cláudia Correia

O magusto

Como é tradição , e não podemos falhar , fizemos na nossa escolinha o magusto. Por isso, foi pedido aos alunos que levassem de casa caruma e as respetivas castanhas. Então durante a tarde todas as turmas foram para o parque das feiras. Enquanto as auxiliares preparavam a fogueira para as castanhas nós íamos brincando.
De repente… pum!pum!pum! boa já temos castanhas assadinhas.
Pegamos nos cartuchos que fizemos na escola e fomos para perto da fogueira apanhar castanhas. Depois de comer as castanhas, que estavam muito boas, fomos fazer uma brincadeira muito gira. Mascarramos as nossas colegas e foi divertido. Assim mantivemos a tradição dos magustos viva!...




Alunos do 4º ano turma F.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho

"Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.
E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.
Popular

domingo, 6 de novembro de 2011

Autor do mês de novembro

Biografia:

Licenciado em Economia, David Machado é um escritor em plena ascensão.
O autor ganhou em 2005 o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, com o livro infantil A Noite dos Animais Inventados.
No mesmo ano venceu ainda o concurso Lisboa à Letra, instituído pela Câmara Municipal de Lisboa, com o conto “O Legado de Avelino”.
Entretanto, já publicou o seu primeiro romance, com o título O Fabuloso Teatro do Gigante.
Neste seu primeiro livro, “A Noite dos Animais Inventados” transporta-nos até um quarto escuro onde dormem Jonas e os seus irmãos - Jeremias, o mais velho, e os gémeos Jacinto e Jaime. Com ilustrações magníficas de Teresa Lima este é um livro para fazer sonhar os pequenos leitores.
Em 2007 foi escolhido para representar Portugal no projecto Scritture Giovani do Festivaletteratura de Itália.

Bibliografia:
"O tubarão na banheira“, “A noite dos Animais Inventados", "Os Quatro Comandantes da Cama Voadora", "Um Homem Verde Num Buraco Muito Fundo", "O Fabuloso Teatro do Gigante" e "Histórias Possíveis".








terça-feira, 1 de novembro de 2011

"O Ciclo do Pão" - 3ºano turma D.

Esta dramatização, efectuada pelos alunos do 3º ano da turma D, está inserida nas atividaes desenvolvidas, pelas várias turmas da nossa escola, durante a semana em que se tratou o tema " A Alimentação"