quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de abril


A Revolução do 25 de Abril
Em 1968 Salazar adoece e é substituído na chefia do Governo por Marcelo Caetano. Mantinham-se a falta de liberdade, a guerra colonial, a proibição de partidos, as duras condições de vida que levavam à emigração. Portugal estava cada vez mais isolado internacionalmente e o descontentamento era cada vez maior.
Nesta situação, e cansados de uma guerra que parecia não ter fim, um grupo de jovens militares formou o Movimento das Forças Armadas (MFA) e preparou em segredo um golpe militar para derrubar a ditadura.
No dia 25 de Abril de 1974, várias unidades militares avançaram sobre Lisboa e, sem encontrar resistência, ocuparam pontos importantes no país, derrubaram o governo, prenderam Marcelo Caetano e Américo Tomás (posteriormente exilados para o Brasil).
Para a vitória dos militares muito contribuiu a população que logo aderiu ao movimento militar, saiu à rua em massa e apoiou os soldados.






No âmbito das comemorações do 25 de abril, os alunos da nossa escola participaram na elaboração de alguns painéis  alusivos ao tema. 





























segunda-feira, 2 de abril de 2012


SEMANA DA LEITURA

Ouvir uma história
É o sonho de uma criança
Que fica na memória
Com muita esperança
.

Turma G- EBS

Durante a Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 5 e 9 de março, os alunos do 1º ciclo do AES realizaram uma diversidade de atividades duma riqueza extraordinária, com o objetivo de promover o gosto pela leitura e escrita e desenvolver nos mesmos, competências literárias. Neste âmbito, todos os alunos, deste ciclo de ensino, tiveram a oportunidade de, por alguns momentos, vestirem a “capa” dos nossos poetas, criando os mais belos poemas, versando estes sobre os mais variados temas e, pondo deste modo à prova a sua veia poética. Estes poemas foram divulgados, durante a Semana da Leitura, pela Rádio Condestável, a quem agradecemos a disponibilidade, de modo a não ficarem “presos” nas quatro paredes das escolas e assim chegarem às famílias, aos vizinhos e amigos, às “Gentes da sua Terra”.
Foram realizadas variadíssimas sessões de leitura, por professores, alunos, onde não faltou o envolvimento das famílias. Foram feitas várias leituras integrais de obras de autores portugueses e estrangeiros, as quais foram exploradas pelos professores das formas mais criativas.
Também tivemos o enorme prazer de ter connosco o escritor Moita Flores e o escritor e ilustrador Pedro Leitão que promoveram momentos literários muito agradáveis com alguns dos nossos alunos.
E, para percebermos a importância desta Semana, nada melhor que as palavras dos nossos próprios alunos…
A Semana da Leitura
No nosso Agrupamento
É muito importante
Para o nosso aproveitamento!

Turma E- EBS

Oficina de Escrita com João de Sousa Teixeira
“É do casamento entre o mote e a metáfora que nasce a Poesia…”
Foi com estas palavras que o poeta albicastrense, João de Sousa Teixeira, iniciou a sua Oficina de Escrita com os alunos das turmas de 3º e 4º ano da Escola Básica S. Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim, durante a Semana da Leitura. Fazendo uso de uma história, perfeitamente adequada ao nível etário destes nossos alunos, João Teixeira explicou dois conceitos de um nível um tanto ou quanto mais elevado para este público, que muitas vezes confere uma importância exacerbada à presença da rima na Poesia, descuidando assim o Tema. Na sua opinião, a presença da rima não é imprescindível, o fundamental para se criar poesia, é sim o Mote e a Metáfora, ou seja o Tema e a forma bela com que se dizem as coisas.
Durante os dois dias que João Teixeira nos presenteou com a sua presença, declamou alguns dos seus poemas aos nossos alunos, aludindo, muitas vezes, a lugares que, não sendo comuns entre o Poeta e o seu público, decerto proporcionam prazeres idênticos, lugares esses que inspiraram a escrita dos seus poemas. Assim, João Teixeira levou os alunos a falarem do “seu rio Zêzere” para de seguida lhes declamar um poema sobre o “seu rio Ponsul”.
Após a leitura dos seus poemas, João Teixeira motivou os alunos a redigirem um poema sobre a Primavera, o que estes fizeram com muito agrado.
Tendo todos os alunos concluído o seu poema, cada um se ergueu e leu com o orgulho de um poeta a obra criada.
A atividade terminou com o elogio do Poeta a todos os alunos pelo trabalho por eles desenvolvido.
Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, o contributo que João Teixeira deixou nos nossos alunos, proporcionando este momento de escrita criativa tão agradável. E com as suas palavras termino…
“A Poesia é a Arte de dizer as coisas de uma forma diferente das outras pessoas”.
A VALNOR VEIO ÀS ESCOLAS

Ao longo dos meses de fevereiro e março, todos os alunos do 1º CEB e da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Sertã, foram contemplados com uma Palestra promovida pela Valnor.
Através desta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de, mais uma vez, dialogarem e reflectirem sobre assuntos da maior importância para a melhoria da qualidade ambiental, duma forma lúdica e pedagógica. Deste modo, os alunos visualizaram um PowerPoint e um filme “A História do Capuchinho Vermelho”, adaptada aos tempos modernos, que fez as delícias da pequenada. Assim, puderam observar o processo de tratamento do lixo pela Valnor, os cuidados a ter com a recolha seletiva dos lixos e os benefícios de uma atitude ecológica.
No final desta ação de sensibilização, os alunos receberam um eco-ponto para, deste modo, transmitirem às suas famílias o que aprenderam, neste dia na escola, e para que a recolha seletiva de lixo passe a ser um ato diário nas suas casas.
Agradecemos ao Sr. Fernando Nunes, que em representação da Valnor, contribuiu decerto para uma melhor consciência ecológica dos nossos alunos.
ENCONTRO COM O ESCRITOR E ILUSTRADOR CARLOS CAMPOS

No dia 13 de março alguns alunos da EB S. Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim e da Escola Básica da Sertã, tiveram o prazer de receber nas suas Bibliotecas Escolares o Escritor e Ilustrador Carlos Campos.
O Encontro fez as delícias dos nossos pequenos leitores, que adoraram os livros de Carlos Campos, o qual através de um mundo imaginário de dragões e duendes, tenta fomentar nos alunos valores ecológicos e sociais.
Porém, o que deixou os nossos alunos totalmente fascinados foi a demonstração que o escritor fez das técnicas que utiliza para ilustrar os seus livros. Servindo-se de uma placa gráfica e do seu computador, desenha as personagens, processa informaticamente fotografias, que ele próprio tira para construir os cenários, como se de um ato de magia se tratasse.
Após esta demonstração que deixou os nossos alunos encantados, estes colocaram várias questões às quais o Escritor respondeu. Seguidamente, os alunos ofereceram os trabalhos produzidos pelos próprios, com todo o carinho, demonstrando assim o quanto apreciaram as suas histórias.
O Encontro terminou com a sessão de autógrafos.