quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Actividades da Biblioteca
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Actividades Jardim de Infância Turma A
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Actividade da Biblioteca
domingo, 5 de dezembro de 2010
Autor do Mês
António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957. Foi professor do Ensino Básico. Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979. Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas. Em 2003, a obra O Sonho de Mariana, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro".
Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra Se eu fosse muito Magrinho. com ilustrações de André Letria. Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas, em Portugal e outros países, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens. Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação. Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de quatro dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela célebre International Youth Library de Munique. Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.
Fonte: WikipédiaAlgumas obras do autor:
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Restauração da Independência
A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro.
Fonte: Wikipédia
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Visita de Estudo ao Lagar - 1º ano sala 4
No dia 25 de Novembro, nós, os meninos do 1º ano, fomos visitar o lagar de Cernache do Bonjardim.
Fomos apé, acompanahdos pela nossa professora e pela D. fátima.
Pelo caminho apanhámos folhas de Outono e vimos um tractor carregado de azeitona que ia para o lagar.
No lagar vimos muitas máquinas eléctricas que servem para esmagar as azeitonas, separar o azeite do bagaçao e outra que coa o azeite para ficar limpinho.
Foi uma tarde muito boa e gostámos muito desta visita.
Alunos da turma do 1º ano
Semana da Reflorestação - 22 a 26 de Novembro
Biblioteca Luísa D. Soares
A Valéria era uma jovem menina muito preocupada com as questões ambientais: a poluição dos rios, do ar, do solo, os milhões de garrafas plásticas lançadas no Oceano Pacífico, a poluição, tanta poluição...
Por isso, resolveu cuidar melhor da Natureza, escrever cartas para os meninos do Brasil.
Estes, escreveriam para as crianças de Portugal, para que escrevessem para as de França e, assim, sucessivamente, para todas as crianças do Planeta Terra, pedindo para que todas protegessem a Natureza e cuidassem melhor do Meio Ambiente.
"...Isto aconteceu no ano de 1974. Ainda temos que esperar para que as crianças sejam adultas e cumpram a palavra que deram. Mas, podemos confiar na palavra dada, porque palavra de criança não está poluída"...
Trecho do livro "Valéria e a Vida" ,de Sidónio Muralha.
Seguem-se alguns trabalhos realizados a partir da leitura da História...
Cristina Uliana