quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Autor do Mês

Biografia

José Jorge Alves Letria nasceu em Cascais a 8 de Junho de 1951, é um jornalista, político, poeta e escritor
português.

Estudou Direito, História e História de Arte na Universidade de Lisboa, sendo Pós-Graduado em Jornalismo Internacional e Mestre em "Estudos da Paz e da Guerra nas Relações Internacionais" pela Universidade Autónoma de Lisboa.


Jornalista desde 1970 até Dezembro de 2003, começou por colaborar nos suplementos Juvenil e A Mosca do Diário de Lisboa.


É membro da World Literary Academy.


É, desde Setembro de 2003, vice-presidente e administrador da Sociedade Portuguesa de Autores e, desde Setembro de 2007, seu administrador-delegado e integra, desde Abril de 2005, em representação da SPA, o Comité Executivo do Conselho Internacional de Autores Dramáticos, Literários e Audiovisuais.


Biografia literária


O seu livro para crianças "O Homem que Tinha uma Árvore na Cabeça"... integrou, em 2002, a lista "Books and Reading for Intercultural Education", da União Europeia.


Autor de quase duas centenas de títulos publicados em cerca de cinquenta editoras diferentes, metade dos quais na área literatura infanto-juvenil, a sua obra para a infância foi o tema da dissertação de Mestrado da Drª Maria Teresa Macedo, na Universidade do Minho.


Tem livros traduzidos em várias línguas (castelhano, francês, inglês, italiano, coreano, japonês, russo, búlgaro, romeno, húngaro e checo).


Como escritor distingue-se na poesia, no conto, no teatro e, sobretudo, na literatura para a infância e juventude.


TÍTULOS RECENTES DO AUTOR:
Para Crianças e Jovens:

"A Minha Primeira República", Dom Quixote, ilustrações de Afonso Cruz, 2009"Henriqueta, a Tartaruga de Darwin", Texto/Leya, ilustrações de Afonso Cruz, 2009

"Galileu à Luz de uma Estrela", Texto/Leya, ilustrações de Afonso Cruz, 2009


"O Dia em que o Homem Beijou a Lua", Portugália, ilustrações de Carla Nazareth, 2009


"A Alfabeto dos Países", Oficina do Livro, Ilustrações de Afonso Cruz, 2009


"Era Uma Vez um Rei Conquistador", Oficina do Livro, ilustrações de Afonso Cruz, 2009


"Machado dos Santos-Herói da Rotunda", Texto/Leya, ilustrações de Afonso Cruz, 2010

Fonte: Wikipédia



Sem comentários:

Enviar um comentário