quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

À Descoberta do Meio Local


Integrado no tema de Estudo do Meio " O passado do Meio Local" e ainda no âmbito do projecto " Centenário da Républica", os alunos do 3º ano da EB S. Nuno de Santa Maria encontram-se a desenvolver o Projecto " À Descoberta do Meio Local".

Assim sendo, os alunos realizaram um trabalho de campo através do qual identificaram e observaram atentamente o seu património local, efectuaram registos e refletiram acerca do seu estado de conservação.


Em simultâneo, realizaram pesquisas em diferentes suportes informativos, onde não faltou o recurso à Internet. Nesta tarefa, muito nos ajudaram a D. Violante de Queirós e Melo, a D. Encarnação Maia e a D. Laura Bernardo que nos contemplaram com a sua sabedoria de há tantos anos.
Além dos monumentos e antigos solares, os alunos fizeram também o levantamento toponímico da vila. O nome das ruas têm as mais diversas origens, algumas delas até bastante remotas. Associadas a esses nomes estão muitas vezes, histórias que o povo conta, fatos reais da nossa história local e nacional;outras têm origem religiosa. Conhecer a sua origem é uma forma muito interessnate de dscobrirmos o Passado das nossa gentes, pois elas tornam imortais tudo o que o tempo leva...
Pretendemos com esta Viagem ao Passado, transmitir aos nossos alunos um conhecimento mais profundo da sua terra e da sua Historia, os locais por onde passam no seu dia-a-dia, mas que, muitas vezes não observam com "olhos de ver", locais esses onde tantas vezes brincam e se divertem sem se questionarem sobre a sua origem e a sua importância.
Temos como objectivo, consciencializar as nossas crianças sobre a importância da conservação do seu Património, como suporte de uma memória colectiva nacional.

Para concluir este projecto, os alunos irão realizar os seus próprios produtos de divulgação de informação acerca da sua terra.

Coordenadora de Estabelecimento

Cláudia Alves Correia


Casa da Poesia



"Olhares" sobre Cernache do Bonjardim













Sem comentários:

Enviar um comentário