terça-feira, 22 de março de 2011

Pequenos Cientistas - 3º ano - sala 8


PEQUENOS CIENTISTAS…
Os alunos da sala 8 têm vindo a realizar durante este mês um conjunto de experiências subordinadas aos temas “Animais e Plantas” e “Solos”.
Através da primeira experiência, pretendemos estudar o comportamento das sementes quando colocadas em água para, deste modo, os alunos poderem observar o início do processo de germinação das sementes. Seguidamente realizámos uma outra experiência (a decorrer neste momento), com o objectivo de testar a importância que o tipo de solo tem na germinação das plantas. É com ansiedade que os alunos diariamente observam as estacas de roseira por eles plantadas, (em solo argiloso, arenoso e misto), a fim de encontrarem alterações nas mesmas.
O Ensino Experimental das Ciências, recorrendo ao trabalho de grupo, é um meio excelente para desenvolver nos alunos atitudes sociais. Durante a actividade experimental, os alunos são “obrigados” a adoptar um vasto número de atitudes relacionais: têm que aprender a ouvir e a respeitar a opinião dos outros, mesmo quando não concordam com ela; têm que aprender a explicitar as suas ideias; têm que estabelecer regras de conduta no seio do grupo e respeitá-las; têm que saber partilhar e repartir tarefas e funções.
Os alunos manifestam um interesse muito grande por este tipo de trabalho, mantendo uma motivação permanente e constante. Pretendemos portanto continuar a realizar mais experiências relacionadas com outras temáticas, proporcionando aos alunos a compreensão dos fenómenos naturais, a descoberta e a construção do seu próprio conhecimento e duma maneira
geral, o desenvolvimento das suas capacidades: observação, reflexão, raciocínio, comunicação…
A professoar titular
Conceição Santos





2ª experiência



Sem comentários:

Enviar um comentário