domingo, 9 de outubro de 2011

Sons do Mundo...Vozes de Outrora...

A Biblioteca Escolar da EB de S. Nuno de Santa Maria comemorou o Dia Mundial da Música durante a semana que decorreu de 3 a 7 de outubro. Para tal, realizámos uma exposição de instrumentos musicais nacionais, bem como de outras regiões do Mundo, onde não faltaram alguns produzidos artesanalmente e outros construídos com materiais recuperáveis. A exposição permitiu aos alunos conhecerem inúmeros instrumentos musicais e experimentarem a sua musicalidade e as suas especificidades.
Durante a semana, os alunos tiveram a oportunidade de apreciar músicos nacionais e estrangeiros, de diferentes épocas históricas e aumentar assim a sua
cultura geral, conhecendo alguns dos compositores clássicos mais famosos.
Foram divulgados os livros da nossa Biblioteca Escolar que abordam a temática e os alunos acresceram os seus conhecimentos através da realização de jogos e passatempos. A escrita não ficou esquecida, tendo sido realizados dois concursos de escrita criativa.
A atividade foi enriquecida com a colaboração da mãe do Bernardo Henriques que veio à nossa Biblioteca ler o divertido livro “Pimpão- Chefe de Orquestra”.
Coincidindo com a semana da música, não podíamos deixar de comemorar o Dia da República, tendo sido realizada uma exposição, que decorreu nos dias 4 e 5, com painéis informativos utilizados no Museu Militar de Lisboa numa exposição organizada por este organismo. A exposição foi enriquecida com algumas moedas, selos de correio de coleção e livros da época e onde não faltou o Hino Nacional.
Esta semana revelou-se culturalmente muito rica, conjugando-se, em harmonia, música, literatura e história, tendo atraído muitos alunos à Biblioteca Luísa Ducla Soares.

Cláudia Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário