terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sessões de leitura




Leituras...



A língua e literatura portuguesa constituem importantes instrumentos da nossa identidade e cultura.
A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento, através da qual nos desenvolvemos, aprendemos melhor a nos exprimir e a criar imagens do mundo e da nossa realidade pessoal com implicações directas naquilo que somos e no que transmitimos aos outros.
Estimular estes importantes aspectos da educação foi justamente o objectivo do projecto literário que fizémos com estudantes da sala 5 da Prof. Rosa e da Sala 6 da Prof. Céu Marcelo, onde utilizámos a admirável e enriquecedora história de José Saramago, A Maior Flor do Mundo; e posteriormente com alunos da sala 7 da Professora Maria José, onde utilizámos a passagem "A Casa de Férias do Senhor Valerie", extraída do livro Histórias do Senhor Valerie, de Gonçalo Tavares, outro nome significativo da literatura portuguesa actual.

Procurou-se, nos dois casos, realizar um processo interactivo da leitura no qual a participação dos alunos fosse encorajada através da identificação e discussão de vocabulário complexo (recurso deliberadamente utilizado por ambos os escritores), analise colectiva das proposições temáticas do texto, e articulação de um projecto no qual os próprios estudantes recontarão a historia à sua maneira individualmente ou em grupos , projecto a cargo de Prof. Rosa.

O resultado desta experiencia foi surpreendentemente gratificante para mim, esperamos que também para os estudantes e corpo docente. Fiquei definitivamente impressionado com a maturidade intelectual dos estudantes e com a maneira inteligente e educada com que todos participaram do evento.
Chamo-me Elton Uliana e sou Tradutor e Interprete da Língua Inglesa para a Língua Portuguesa, qualificado pelo Institute of Linguistics de Londres, Inglaterra, onde vivo há 12 anos.

Texto de Elton Uliana

1 comentário:

  1. Foi uma experiencia absolutamente enriquecedora em todos os sentidos ter participado deste projeto com tao perceptivos e inteligentes estudantes. Continuem se desafiando intelectualmente.
    Abracos.
    Valeu.
    Elton

    ResponderEliminar