terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tem a palavra – Cristina Uliana



Bibliotecando...




"A Biblioteca como um Centro Cultural e não um depósito silencioso de livros ,é vista como um factor fundamental para o aperfeiçoamento e a intensificação de uma forma correcta de ler o texto, em relação ao contexto. "(Paulo Freire - A importância do acto de ler)


O mês de Outubro foi muito diversificado na nossa Biblioteca.


Como dinamizadora, enfatizo a participação, a motivação e o entusiasmo dos alunos em todas as actividades realizadas, como, por exemplo:


.Votação para o nome da Biblioteca, cuja autora vencedora foi a nossa querida Luísa Ducla Soares.


.O empréstimo de livros, onde cada aluno tem a oportunidade de escolher livremente o seu.


Neste momento, procuro incentivar o hábito de fazer comentários ao livro(conteúdo, ilustração, dados curiosos e avaliação do aluno),desenvolvendo assim, a atenção, o interesse e o sentido crítico.


.Na Hora do Conto, destaco o trabalho realizado com o livro "A sanduíche da Maricota-Avelino Guedes".


Aqui as turmas de Pré-Escolar e 1º ano, assinalando o "Dia Mundial da Alimentação", confeccionaram "sandes", promovendo assim, um espaço de aplicação lúdica e prática dos conhecimentos adquiridos sobre este tema, despertando aprendizagens atractivas, acolhedoras ,sem medos e preconceitos.


Para os meses seguintes, continuo a contar com a participação e o entusiasmo de todos os alunos para a maravilhosa descoberta do prazer da leitura.


Texto de Cristina Uliana

Sem comentários:

Enviar um comentário