segunda-feira, 2 de abril de 2012


Oficina de Escrita com João de Sousa Teixeira
“É do casamento entre o mote e a metáfora que nasce a Poesia…”
Foi com estas palavras que o poeta albicastrense, João de Sousa Teixeira, iniciou a sua Oficina de Escrita com os alunos das turmas de 3º e 4º ano da Escola Básica S. Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim, durante a Semana da Leitura. Fazendo uso de uma história, perfeitamente adequada ao nível etário destes nossos alunos, João Teixeira explicou dois conceitos de um nível um tanto ou quanto mais elevado para este público, que muitas vezes confere uma importância exacerbada à presença da rima na Poesia, descuidando assim o Tema. Na sua opinião, a presença da rima não é imprescindível, o fundamental para se criar poesia, é sim o Mote e a Metáfora, ou seja o Tema e a forma bela com que se dizem as coisas.
Durante os dois dias que João Teixeira nos presenteou com a sua presença, declamou alguns dos seus poemas aos nossos alunos, aludindo, muitas vezes, a lugares que, não sendo comuns entre o Poeta e o seu público, decerto proporcionam prazeres idênticos, lugares esses que inspiraram a escrita dos seus poemas. Assim, João Teixeira levou os alunos a falarem do “seu rio Zêzere” para de seguida lhes declamar um poema sobre o “seu rio Ponsul”.
Após a leitura dos seus poemas, João Teixeira motivou os alunos a redigirem um poema sobre a Primavera, o que estes fizeram com muito agrado.
Tendo todos os alunos concluído o seu poema, cada um se ergueu e leu com o orgulho de um poeta a obra criada.
A atividade terminou com o elogio do Poeta a todos os alunos pelo trabalho por eles desenvolvido.
Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, o contributo que João Teixeira deixou nos nossos alunos, proporcionando este momento de escrita criativa tão agradável. E com as suas palavras termino…
“A Poesia é a Arte de dizer as coisas de uma forma diferente das outras pessoas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário